Feriadão de páscoa?

dibujoEsta semana foi especial, chamada Semana Santa, pois recorda a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Sou cristã e católica e a considero santa, mesmo, pois recordar esses momentos da vida de Cristo é a essência de todo o cristianismo e da própria cristandade. Mas qual o sentido disso para quem não é cristão?

Penso que sendo o Estado laico não deveria haver feriado religioso algum. As datas comemorativas e santas de judeus, por exemplo, estão no calendário oficial? Não. De budistas? Tampouco. E de umbandistas? Também não. O que dizer das datas importantes de mulçumanos? Não, não são feriado no Brasil. E por que algumas datas cristãs e especialmente católicas são? Somos melhores? Não, não somos e está tudo errado.

E a única explicação que encontro para isso é ainda o ranço da idade média, lembrando a enorme influência dos Bragança no Brasil; ser católico era lei, a inquisição estabelecia que todos deveriam professar a “fé verdadeira”. Assim, esse mofo imperial da família Bragança, catoliquíssima, perdura em nosso calendário oficial, ainda que a Constituição determine que o nosso Brasil varonil seja um estado laico.

Para mim e a maioria dos brasileiros, o feriado é só hoje, sexta-feira da paixão. Mas os magistrados de nosso Brasil decidiram se dedicar ao recolhimento e jejum desde segunda-feira (mesmo porque são to-dos cristãos, ninguém é ateu, budista, judeu etc.). Só que não… Fala sério!

O pior é que uma lei de 1966 dá feriados extras à justiça federal e aos tribunais superiores. No caso, o feriado da semana santa começa, para eles, na quarta-feira. Não satisfeitos, os tribunais STF, STJ, TSE, TST e os TRFs resolveram emendar a segunda e a terça-feira, afinal, para que trabalhar só dois dias na semana? Mas aqueles que obedecem à lei rigorosamente, os magistrados do CJF, CNPM e CNJ terão feriado a partir de quarta.

Então eu pergunto: cadê o nosso legislativo que ainda não revogou uma lei sem-vergonha como essa? O povo rala muito para sustentar os feriados extras dos meritíssimos, e mesmo se todos os processos judiciais estivessem em dia e não houvesse uma fila gigantesca aguardando decisão, não encontro justificativa plausível para tamanha folga. Juiz no Brasil se acha deus, haja vista os recentes eventos amplamente noticiados envolvendo juízes do Rio de Janeiro. Só não dá para saber que tipo de deus, porque o Deus das escrituras sagradas de judeus e cristãos trabalhou duro, e descansou só quando acabou o serviço, no sétimo dia.

Mas essas mamatas não são só no Brasil, não, minha gente. No Uruguai, a semana santa é chamada Semana do Turismo. Procurei o calendário oficial do vizinho na internet e vi que a “semana do turismo” compreende a quinta e a sexta-feira santa. Ocorre que o serviço público de lá, como os magistrados de Pindorama, está “turistando” desde segunda-feira. O nome “Semana do Turismo” foi dado por uma lei de 1919, quando o Estado Uruguaio passou a ser laico. Outros feriados religiosos também se mantiveram, disfarçados com um novo nome: o Natal, por exemplo, é o Dia da Família.

É claro que gosto de um feriado, como brasileira da gema que sou, mas acho feriados cató… ops! religiosos injustos com outras religiões, e não combinam nem um pouco com o conceito de estado laico. Aqui em Brasília, por exemplo, para contrapor ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, foi criado o dia dos evangélicos, feriado distrital. Os evangélicos querem um feriado de dia santo para eles também. Nada mais justo, considerando a confusão de laicismo com festas religiosas oficiais. O certo mesmo seria não ter nenhum feriado associado a dia santo e cada cidadão poder vivenciar sua religião e celebrar seus ritos sem que estes constem no calendário oficial.

Aliás, um grande acerto de nossa constituição é a liberdade de culto religioso. Num país tão grande e tão diverso, com tantas etnias formando a nossa população, nada mais justo que todos sejam livres para ter sua religião e celebrá-la como bem lhes aprouver.

Então, desejo aos cristãos, como eu, uma santa e feliz Páscoa em Cristo Ressuscitado!

E pra todo mundo, um ótimo fim de semana! Prolongado!

2 Responses

  1. 09/29/2017

    […] — cadê o laicismo? Isso sem falar nos feriados católicos, verdadeiro descalabro, como já comentei em uma crônica, há pouco mais de dois anos. Nada mais natural para… os católicos, claro. Contudo, em nosso […]

  2. 10/06/2017

    […] — só não se diz qual deus. Isto, sem falar nos feriados católicos, verdadeiro descalabro, como já comentei em uma crônica, há pouco mais de dois anos. Nada mais natural para… os católicos, claro. Contudo, em nosso […]