Humor inteligente e refinado

Humor_inteligente_refinadoQuando me enchi de coragem e resolvi mostrar meus escritos, entrei numa espécie de rede social chamada “Recanto das Letras” onde, desde então, abrigo este site. Mas o principal ganho de ter entrado no Recanto foi ter contato e conhecer outros escritores amadores ou nem tanto que também expõem seus textos por lá.  Alguns já têm livros publicados e é sobre uma destas escritoras e suas obras que quero falar hoje, apresentando-lhes os livros “Contos Crônicos” e “Contos Crônicos 2”, de Nena Medeiros, lançados pela All Print Editora.

Não escondo de ninguém a admiração que tenho por Nena e, recentemente, tive a honra de conhecê-la pessoalmente, já que ela também mora em Brasília. Seu estilo é ímpar: seus contos são leves e divertidos e ela usa e abusa de seu humor inteligente e refinado. O primeiro livro conta com 21 contos, o segundo com 62, dos mais variados temas, mas todos com finais surpreendentes e criativos.  Na gama de histórias do segundo livro, há algumas mais emocionantes e reflexivas.  A totalidade dos contos é marcada pela fluidez, tornando a leitura agradabilíssima e prendendo facilmente a atenção e o interesse.

Destaco aqui algumas histórias que mais gostei, só para dar uma ideia da variedade de temas e da habilidade da autora:

“Gigante pela própria natureza” (Contos Crônicos) – Sim, aproveitando-se dos versos de nosso Hino Nacional, Nena nos presenteia com uma hilária história íntima.

“Os amores de Capitu” (Contos Crônicos) – Neste conto, podemos até não ter as mesmas dúvidas machadianas, mas a linda história de amor que Nena nos conta nos traz um final surpreendente.

“Na hora do almoço” (Contos Crônicos 2) – Uma bela e reflexiva história, marcada pela tensão durante toda a leitura e um final surpreendente e arrebatador.

“O Vampiro e a rosa” (Contos Crônicos 2) – Me pareceu uma sátira sutil dessas histórias de vampiros com uma pitada de realidade.

Além destes livros, Nena estreou recentemente como colunista no Jornal Alô Brasília, onde brinda a todos com suas crônicas, também muitíssimo bem humoradas – a coluna foi nomeada de “Rotina Cômica”. É publicada aos sábados e o conteúdo fica disponível na internet (http://www.alo.com.br/colunas/).

Recomendo totalmente a leitura dos dois livros de Nena. Aqueles que quiserem conhecer mais a autora e sua obra podem acessar seu site, também alojado no Recanto das Letras: http://www.nenamedeiros.com/.