Cinema VIP

VIPs_pôsterO filme VIPs é a mais nova sensação do cinema nacional. A grande estrela, mais uma vez, é Wagner Moura. Não tenho dúvida: Wagner está entre os mais brilhantes atores brasileiros.

A direção do filme é de Toniko Melo, egresso de documentários e sua estréia em longas de ficção foi magistral! O elenco foi bem escolhido, especialmente Wagner Moura, que “vive” o protagonista, Marcelo e Gisele Froes que impecavelmente interpreta a mãe do protagonista.

VIPs conta a história de um rapaz atormentado com sua identidade. Aplica golpes, assumindo outras personalidades e vive disso. O filme é baseado no livro “VIPs – Histórias reais de um mentiroso”, de autoria de Mariana Caltabiano e conta uma história fictícia inspirada em Marcelo Nascimento da Rocha, estelionatário que está preso e cujo maior “feito” foi conceder entrevista a Amauri Jr. como se fosse Henrique Constantino (que gafe!), filho do Presidente da Gol Linhas Aéreas. Esse episódio faz parte da obra, mas o carisma de Wagner Moura e uma revelação no final do filme nos fazem ter outro sentimento, não permitindo que classifiquemos facilmente o personagem Marcelo de criminoso, apesar dos estelionatos cometidos. Ao contrário, tentamos traçar um perfil psicológico para o rapaz, com base em sua história e na influência de sua mãe.

Assistir a este filme me faz reafirmar que o cinema brasileiro está em grande fase: roteiristas criativos e bons diretores que sabem explorar o que nossos melhores atores têm a oferecer.  Não há dúvidas: o financiamento do cinema nacional necessita e responde à altura do sistema estatal de investimento. Recursos humanos de alto nível nós temos, eles precisam é ser vistos e seu talento reconhecido.