Uma palavra amiga salva uma vida

Uma palavra amiga salva uma vida

 Jessy era filha de um casal de obesos. A alimentação básica em sua casa consistia de refrigerantes, hot dogs, hamburgers, salsichas e outros embutidos, com muito bacon, além de cookies e muffins. De vez em quando, comiam comida congelada ou enlatada, sempre com bacon. Com isso, o casal de filhos da família também era obeso e Jessy pesava 98 quilos distribuídos em 1, 70 m de altura. Ela tinha dificuldade de andar, de acompanhar seus colegas, não tinha como participar do grupo de cheerleading local e suas roupas tinham um tamanho especial, o que a impedia de compartilhar modismos típicos de sua faixa etária. Com o passar do tempo, Jessy percebeu que as pessoas se afastavam dela e que sua única companhia era seu irmão mais velho, John, de 18 anos, medindo 1,76m, altura esta que sustentava 105 quilos. Mas os interesses de Jessy eram muito diferentes dos de John, de modo que Jessy passava a maior parte do tempo em seu quarto, assistindo televisão ou navegando pela internet, acompanhada de uma garrafa de 2 litros de Coca Cola. Essa rotina estendeu-se pelas férias de verão, pois ninguém na escola a convidou para passar uma tarde no clube ou para uma festa qualquer.

E foi assim, com tempo de sobra, que Jessy descobriu o blog Use my shoulder. Ali, ela via que não era a única pessoa sozinha e desiludida no mundo… Muitas garotas como ela tinham um relacionamento ruim com os pais, mas disso Jessy não podia se queixar, pois ela simplesmente não se relacionava com os dela. Ela descobriu que muitas pessoas desfazem seus relacionamentos, se arrependem e se sentem mal com isso. Era quase o seu caso: Jessy sentia-se mal porque não conseguia se relacionar com ninguém. Ela queria ter uma amiga confidente, como eram Julia Gibson e Mary White; ela queria ser convidada para as festas da turma; ela queria freqüentar o clube; ela queria ser uma cheerleader… Depois de mais de um mês navegando no blog, resolveu colocar ali também seus desabafos, seus desejos, seus sonhos, reclamou de seus pais, das poucas lojas para obesos em seu bairro, da briga que teve com John, da nota baixa que tirou na escola… Sentia-se pressionada por todos os lados e seus pais queriam porque queriam que ela estudasse na Universidade da Califórnia e essa foi sua pior pressão: como ela, Jessy, pesando quase 100 quilos, poderia ir para um lugar onde as pessoas eram magras e inquietas e o principal programa era ir à praia?

O verão passou, veio o outono e o inverno cinzento, frio e nebuloso. E então, naquela fria manhã de 23 de dezembro, Jessy decidiu-se. Apesar de seus 16 anos, sentia-se péssima: era um zero à esquerda em casa, ia mal na escola, não tinha amigos com quem contar e os únicos momentos em que poderia dizer que se sentia melhor era quando navegava pelo blog Use my shoulder. Ali, sentia-se à vontade, pois sabia que não era a única pessoa atormentada com seus problemas pessoais. Mas aquele era um mundo virtual e todas as experiências e queixas lá expostas podiam ser mentiras… De qualquer forma, a decisão estava tomada e, como acreditava que mesmo no ambiente do Use my shoulder ninguém a percebia mesmo, resolveu postar, usando seu pseudônimo de sempre, Sad Girl: “Vou aproveitar o Reveillon na casa de minha avó na Califórnia e vou tomar vários comprimidos para dormir. Estou cansada…”

Mas, para sua surpresa, ao navegar pelo blog no dia seguinte, Jessy viu que várias pessoas haviam respondido ao seu desabafo. “Não, minha doce garota, não faça isso! Dê-me seu e-mail, seu telefone, seu endereço. Vamos conversar!” “Minha jovem, não destrua o que tem de mais precioso! Mande-me seu e-mail, por favor!” “Por favor, Sad Girl, não nos deixe! Nós amamos você! Quero lhe enviar um e-mail, contate-me!” e tantas outras, sempre com o mesmo pedido: não faça isso.

Jessy decidiu não responder. Estava decidida, mas não podia negar que fora notada e que havia pessoas que se preocupavam com ela. A família viajou para a Califórnia e Jessy planejava como proceder para seu plano não falhar: pegaria os comprimidos que a avó usava para dormir e tomaria todos misturados com cerveja. Assim, não sofreria muito. Quando chegaram à casa da avó, esta a recebeu com a maior felicidade e disse que Jessy estava crescida, era uma moça, finalmente, e que estava muito orgulhosa dela. A mãe disse que Jessy era uma garota muito discreta, não conversava muito e ninguém queria incomodá-la, afinal a filha estudava bastante para ser aprovada na Universidade da Califórnia. Sim, Jessy ainda seria motivo de muito orgulho para a família! Seu pai logo emendou: “Jessy faz os melhores ovos mexidos que já comi em toda a minha vida!” Mais uma surpresa para a Sad Girl, pois ninguém nunca falava dos ovos mexidos que ela preparava diariamente para o café da manhã, ninguém nunca lhe perguntou por que ela ficava trancada no quarto – pensavam que ela estudava…

Quando viu que a avó havia preparado seu prato favorito para o almoço, chili con carne, Jessy sentiu-se amada e pensou: “Estudar na Universidade da Califórnia não será tão ruim… Poderei morar com minha avó…” Mas por que ela estava pensando aquilo? Afinal, ela não viveria tempo suficiente para entrar na Universidade. Resolveu verificar uma última vez o blog Use my shoulder e viu que o teor das mensagens havia mudado e a maioria delas indagava porque ela ainda não havia lhes contatado e pediam seu e-mail ou um contato qualquer.

Jessy teve a melhor passagem de ano de sua vida e certa de sua nova decisão, postou no Use my shoulder: “Eu estou aqui.”


Este conto foi inspirado no texto “Ombro on line”, de autoria de Tatiana Rezende, disponível em http://trezende.wordpress.com/2010/09/18/ombro-online/ e é parte do movimento “Uma palavra amiga salva uma vida!”