Narcisismo ou autoestima?

Narcisismo ou autoestimaUm estudo feito por um grupo de cientistas de Universidade de Pensilvânia (EUA) delimitou as diferenças entre narcisismo e autoestima. Em tempos de selfies, redes sociais e superexposição, é interessante conhecer um pouco sobre o tema.

Ambos têm origem por volta dos sete anos de idade, mas dependem fortemente do input parental. Os pais que criam um narcisista supervalorizam o filho e seus feitos, sua inteligência. A criança capta essas mensagens e, inconscientemente, tais opiniões vão influenciar seu comportamento com os outros. Assim, o narcisista geralmente apresenta uma personalidade arrogante, se sente superior aos demais, é vaidoso, explosivo, exibicionista e necessita da admiração dos outros. Não raras vezes exibe comportamento agressivo.

Já uma pessoa com elevada autoestima foi criada por pais que a trataram com afeto, apreço e carinho e que demonstravam realmente se importar com ela. A criança, então, entende que é uma pessoa de valor, a característica mais marcante de quem tem boa autoestima. Esse tipo de personalidade enxerga a si próprio como alguém digno, mas não superior aos outros. A pessoa com elevada autoestima apresenta empatia e se vê mais próxima dos demais numa rede social, por exemplo.

O estudo é um pouco mais aprofundado, mas essas características apontadas acima são suficientes para provocar uma reflexão sobre a sociedade atual. Está claro que vivemos entre narcisistas. A falta de respeito e a agressividade nos relacionamentos em redes sociais quando há ideias opostas são as provas cabais de que vivemos numa sociedade doente. Encontramos fácil, fácil, pessoas que se acham melhores do que os outros e fazem questão de demonstrar e, até mesmo, chegam a humilhar aqueles que confrontam sua opinião. A agressividade vista nas redes sociais, às vezes com palavras de baixo calão, às vezes com expressões depreciativas e até humilhantes, que vários indivíduos usam para expressar sua discordância, são a clara evidência de que temos narcisistas demais. A facilidade que o narcisista da atualidade tem de se exibir e de alimentar sua vaidade contribuem para exacerbar sua condição.

Já desfiz amizades por comportamentos assim na rede social. O uso de palavras de baixo calão para definir aqueles que pensam de forma diferente foi a gota d’água para eliminar uma amizade que eu considerava. A postura narcisista — a arrogância de não enxergar o outro como pessoa de valor, mas apenas a si mesmo como a pessoa sempre certa e a mais inteligente — afasta muitos e agrega os iguais. Cria-se, assim, um círculo de opiniões que se auto e se retroalimenta. Com isso, fecha-se portas para o aprendizado, para o exercício do contraditório e para uma convivência cordial com o diferente, ainda que virtualmente.

Não dá para saber onde vamos parar enquanto sociedade, enquanto humanidade. Se continuar assim, o futuro não parece tão auspicioso.

Imagem: Internet, sem atribuição de créditos